quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lusitano Centenário - Recordações

Lusitano de Évora: Sócio ainda se recorda dos 4-0 ao Benfica

A goleada do Lusitano de Évora ao Benfica por 4-0, na longínqua época de 1957/1958, ainda está “fresca” na memória de Alexandre Zapico, um dos sócios mais antigos do emblema alentejano, que assinala na sexta-feira o seu centenário.
Exibindo orgulhosamente o cartão de sócio com o número 14, Alexandre Zapico recorda à Agência Lusa que, na temporada de 1957/1958, quando o Lusitano de Évora competia na então primeira divisão, o Benfica deslocou-se ao Campo Estrela com o objetivo de ganhar o jogo, mas acabou goleado.
“Vinham todos entusiasmados em ganhar ao Lusitano e, depois, levam logo 4-0”, lembrou, referindo que um dos melhores foi o hondurenho Cardona, que fez “a cabeça em água” ao defesa benfiquista Artur: “Segurava-lhe a camisola e passava-lhe rasteiras, mas ele parecia um rato a fugir-lhe”.
Alexandre Zapico, de 89 anos e com quase 75 de sócio do Lusitano de Évora, ainda se lembra que, nesse dia, o Campo Estrela, casa do clube alentejano, encheu para ver o Benfica, onde alinhavam José Águas e Mário Coluna, entre outros.
“Vieram 130 ou 140 autocarros” e o estádio “tinha aí umas 20 mil pessoas”, refere, realçando que, quando havia jogo grande em Évora, a cidade enchia-se de adeptos e “esgotavam-se as cervejas, as laranjadas e os pastéis”.
Mas não foi só frente ao Benfica que a equipa alentejana se conseguiu impor. Alexandre Zapico diz que Sporting e Barreirense também chegaram a sair derrotados de Évora, e, quando não perdiam, viam-se “atrapalhados para conseguir um empate”.
Nessa altura, recorda, o Lusitano de Évora contava nas suas fileiras com jogadores de grande qualidade, como Vital, Falé, Pepe, Di Paola, Vale e Duarte, alguns deles até representaram Portugal nas seleções A e militar.

“No Alentejo, ninguém igualava o Lusitano”, afiança, com orgulho, Alexandre Zapico.

Mas os anos de primeira divisão duraram apenas 14 épocas. Depois, o clube “foi abaixo”, porque os lavradores e os sócios mais abastados deixaram de investir e “o Lusitano nunca mais foi o mesmo”, conta.
Nos últimos anos, Alexandre Zapico “desligou-se” do Lusitano de Évora, devido à idade e às dificuldades para se deslocar aos jogos, mas garante que continua a pagar as quotas, porque “a amizade ao clube continua”.
O lusitanista ainda gostava de ver o emblema alentejano nos patamares que o clube atingiu nas décadas de 50 e 60, mas não acredita que seja possível, porque “não há dinheiro para isso”.
“O próprio Estado não tem possibilidades e os sócios, parte deles, já não têm aquela vontade que tinham noutros tempos”, sublinha.
Hoje em dia, diz que continua a ver futebol, mas apenas na televisão, e, sobretudo, o Sporting, o outro clube do seu coração.

“Mas a ligação ao Lusitano de Évora era diferente”, assegura

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Centenário do Lusitano


PÓLOS / T-SHIRT
CENTENÁRIO
Pólo Verde Homem - €20,00 (emblema Bordado com inscrição 100 anos dourado)
Pólo Branco Senhora - €20,00 (emblema Bordado com inscrição 100 anos dourado)
T-SHIRT Branca Homem - €10,00 (emblema em Serigrafia a Verde com inscrição 100 anos a dourado)
T-SHIRT Branca Senhora - €10,00 (emblema em Serigrafia a Verde com inscrição 100 anos a dourado)
 Tamanhos: Adulto / Criança
Os Artigos alusivos ao Centenário do Lusitano Ginásio Clube, estão disponíveis a partir do próximo dia 11 de Novembro, no Jantar comemorativo do Centenário - Restaurante Mocidade - 20h30m e posteriormente podem ser adquiridos:
 Secretaria do Clube:
Estrada das Alcaçovas
7000-Évora
telefone: 266 702482
secretariogerallgc@gmail.com
 ou
 Empresa:
Jorge Augusto - PUBLICIDADE
Tel.: 266 709 400 - Tlm.: 919 205 625
Rua Hermes da Fonseca Vermelho, 31 B
Urbanização do Moinho - 7005-401 Évora

domingo, 6 de novembro de 2011

Lusitano soma e segue !!!!

  Geração Benfica (Bº Sto António)   0 - 15   Lusitano Ginásio Clube

Numa manhã de Sábado gelada, os Benjamins A do Lusitano deslocaram-se ao campo da Geração Benfica para disputar a 3ª jornada do Campeonato Distrital de Benjamins e mais uma vez a sorte sorriu para os nossos “Pestinhas Verdes”. 15-0 foi o resultado final encontrado pela equipa de Dinis Zabumba que esteve melhor em campo e conseguiu este resultado com alguma facilidade. Com esta vitória a equipa verde e branca arrecada mais 3 pontos e adianta-se na tabela classificativa da série C, assumindo isolada a respectiva liderança. Mais uma vez se provou que o verdadeiro trabalho em equipa compensa e que a capacidade técnica e física destes jogadores é fantástica. A Geração Benfica tudo tentou para chegar às redes do Lusitano e reduzir a desvantagem mas tal não viria a acontecer. De qualquer forma é uma equipa lutadora e que com o passar do tempo irá, seguramente, melhorar e evoluir. Mais uma vez encontrámos uma arbitragem exemplar, extremamente pedagógica e encorajadora para todos os atletas, o que contribuiu para um bom jogo.
A braçadeira de capitão dos Pestinhas Verdes foi entregue ao atleta Ricardo Barreto e os golos aconteceram com felizes finalizações de vários jogadores da equipa.
No próximo Sábado os Benjamins A do Lusitano recebem no campo da Silveirinha o Alcaçovense para disputarem a 4ª jornada do campeonato.
Parabéns Pestinhas Verdes, Força Lusitano!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Arbitro - Stº António/Geração Benfica - Lusitano G. C.

ÁRBITRO
para o jogo entre
G.D.C. Stº António / Geração Benfica* LUSITANO GINÁSIO CLUBE "A"
  Dia 29/10/2011 às 11:00 horas
Campo: Bairro Santo António - Évora - (Relvado)
Árbitro -  Jorge Manuel Ameixa Carretas - (A.F.E.) - 1ª Categoria Distrital

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

JANTAR CENTENÁRIO

Convida-se todos os sócios, atletas, directores, treinadores, ex-atletas, familiares, amigos, etc..

Dia 11/11/2011
às 20:30 horas

Restaurante "MOCIDADE"

Ementa
  • entradas
  • sopa de creme com coentros
  • bacalhau com gambas ou lombinhos
  • sobremesa
(15,00 € por adulto e 7,50 € por criança)

Inscrições: Até dia 9 de Novembro 2011

( Frinas - 966769392 ou frinasttsports@gmail.com)





Stº António-Geração Benfica / Lusitano

domingo, 30 de outubro de 2011

Benjamins A do Lusitano vencem em casa com grande margem !!!!

                             Lusitano Ginasio Clube   19 - 1   Sporting de Viana

Num jogo que se esperava difícil o insólito aconteceu e os Benjamins A das Escolas de Futebol "Os Geradinhos" do Lusitano G.C. ganharam em casa, ao Sporting de Viana, com uma margem muito dilatada. 19 bolas a 1 foi o resultado espantoso desta 2ª jornada, na qual os Pestinhas Verdes arrecadaram mais 3 pontos,  passando para a liderança isolados da tabela da série C. A equipa verde e branca jogou o seu melhor futebol, com passes acertados, bom entrosamento entre os seus jogadores e excelente finalização. Foi com uma enorme garra de vencer que estes jovens lusitanistas entraram em campo e mostraram, mais uma vez, estar à altura do desafio. O Sporting de Viana tudo tentou para inverter a sua situação no jogo e por essa luta e entrega fica a nossa palavra de incentivo para que treinem muito e progridam enquanto grupo e equipa. Um nota também para a arbitragem que foi pedagógica e eficaz contribuindo para o Fair Play e companheirismo demonstrados em campo.
A braçadeira de capitão dos Pestinhas Verdes foi entregue ao atleta Diogo Passinhas e os golos aconteceram com felizes finalizações de quase todos os jogadores da equipa. O golo do Sporting de Viana surge da conversão de uma grande penalidade.
No próximo sábado os Benjamins A do Lusitano deslocam-se ao campo da Geração Benfica para mais uma jornada do Campeonato Distrital de Benjamins.
Parabéns Pestinhas Verdes, Força Lusitano!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Árbitro - Lusitano / Sporting de Viana

ÁRBITRO
para o jogo entre
LUSITANO GINÁSIO CLUBE "A" * Sporting de Viana
 Dia 29/10/2011 às 11:00 horas
Campo: Silveirinha - Évora - (Relvado)
Árbitro -  Bruno Emanuel Godinho Figo - (A.F.E.) - 2ª Categoria Distrital